Dietas vegetarianas são quase duas vezes mais eficazes na redução do peso corporal

Pessoas que adotam a dieta vegetariana não só perdem peso mais efetivamente do que aquelas em dietas convencionais de baixa caloria, como também melhoram seu metabolismo, reduzindo a gordura muscular. A descoberta é de um novo estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition.

Perder gordura muscular melhora o metabolismo da glicose e dos lipídios, de modo que este achado é particularmente importante para pessoas com síndrome metabólica e diabetes tipo 2, diz a autora principal, Dra. Hana Kahleová, Diretora de Pesquisa Clínica no Comitê de Médicos para Medicina Responsável em Washington DC.

diabetes-cure

Setenta e quatro indivíduos com diabetes tipo 2 foram aleatoriamente designados para seguir uma dieta vegetariana ou uma dieta anti-diabetes convencional. A dieta vegetariana consistiu em vegetais, grãos, legumes, frutas e nozes, com produtos animais limitados a um máximo de uma porção de iogurte com baixo teor de gordura por dia; A dieta anti-diabética convencional seguiu as recomendações oficiais da Associação Européia para o Estudo do Diabetes (EASD). Ambas as dietas foram restritas a 500 quilocalorias por dia em uma ingestão isocalórica para cada indivíduo.

A dieta vegetariana foi quase duas vezes mais eficaz na redução do peso corporal, resultando em uma perda média de 6,2 kg, em comparação com 3,2 kg para a dieta convencional.

Usando a ressonância magnética, a Dra. Kahleová e colegas estudaram o tecido adiposo (armazenamento de gordura) nas coxas dos indivíduos para ver como as duas dietas diferentes afetaram a gordura subcutânea, subfascial e intramuscular (isto é, gordura debaixo da pele, na superfície dos músculos e dentro dos músculos).

Eles descobriram que ambas as dietas causaram uma redução similar na gordura subcutânea. No entanto, a gordura subfascial foi reduzida apenas em resposta à dieta vegetariana, e a gordura intramuscular foi mais reduzida pela dieta vegetariana.uacn_a_1302367_f0002_b

Isso é importante porque o aumento da gordura subfascial em pacientes com diabetes tipo 2 tem sido associado à resistência à insulina, portanto, reduzi-la pode ter um efeito benéfico sobre o metabolismo da glicose. Além disso, a redução da gordura intramuscular pode ajudar a melhorar a força muscular e a mobilidade, particularmente em pessoas mais velhas com diabetes.

A Dra. Kahleová disse: “As dietas vegetarianas provaram ser as dietas mais eficazes para a perda de peso. No entanto, também mostramos que uma dieta vegetariana é muito mais eficaz na redução da gordura muscular, melhorando assim o metabolismo. Esse achado é importante para as pessoas que estão tentando perder peso, incluindo aqueles que sofrem de síndrome metabólica e / ou diabetes tipo 2. Mas também é valioso para qualquer um que leve seu controle de peso a sério e queira permanecer magro e saudável”.

obesidade2

Fonte:

The Effect of a Vegetarian vs Conventional Hypocaloric Diabetic Diet on Thigh Adipose Tissue Distribution in Subjects with Type 2 Diabetes: A Randomized Study

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *